Porque meu animal precisa de fisioterapia?
O objetivo da fisioterapia em animais é restaurar, manter e promover melhora na função e aptidão física, bem-estar e qualidade de vida, quando estes estão relacionados a distúrbios locomotores e de saúde. Em casos de perda de movimentos, dores nas articulações, algum trauma, em pós-operatório, velhice ou até mesmo quando o seu amiguinho de quatro patas está gordinho a fisioterapia é indicada.
Os principais benefícios da Fisioterapia nos animais
- Acelerar o tempo de recuperação
- Melhorar e prolongar a qualidade de vida
- Prevenir patologias ortopédicas e neurológicas
- Auxiliar no pré e pós-operatório
- Eliminar ou aliviar sequelas pós-operatórias
- Eliminar ou diminuir o uso de medicamentos
- Adiar ou cancelar cirurgias ortopédicas
- Tratar patologias ortopédicas e neurológicas não cirúrgicas
ELETROTERAPIA
É o uso de correntes elétricas com fins terapêuticos, aliviando dores e aumentando a massa muscular dos animais.
LASERTERAPIA
É a emissão de luz amplificada por radiação estimulada com fim de promover efeitos terapêuticos como, analgesia em diversas patologias ou pós-operatório tendo um efeito anti-inflamatório, usado também para regenerar tecidos e acelerar a cicatrização de feridas.
MAGNETOTERAPIA
É uma ação pela qual utilizamos imãs permanentes ou equipamentos geradores de campos eletromagnéticos para termos um objetivo terapêutico, auxiliando na cicatrização óssea e sobre o colágeno, efeito anti-inflamatório, efeito analgésico, efeito relaxante generalizado e efeito sedativo pela produção de endorfinas (hormônio da “felicidade”), miorelaxante e hipotensor.
CINESIOTERAPIA
É a utilização de exercícios físicos terapêuticos e objetos. Fazendo alongamentos por atividades passivas, uso de bolas, cones, obstáculos, discos, pranchas, possibilitando assim com que o seu amiguinho se mexa de forma saudável e sem dor.
HIDROTERAPIA
É o uso de uma esteira aquática, que permite flutuabilidade e acarreta uma série de forças hidrostáticas que realizam pressão, favorecendo a melhora na circulação sanguínea e linfática dos pacientes de forma que libere movimentos após alguma lesão ou cirurgia, e diminui o risco de piorar ou gerar uma nova lesão. Proporcionando analgesia e bem-estar, resistência cardiorrespiratória e muscular, melhora funcional, equilíbrio e coordenação, redução de espasmos musculares e edema, diminuição do impacto articular, aumentando a autoconfiança no apoio pós-operatório, e também melhorando a qualidade de vida de animais obesos.
Esta especialidade é atendida pela Dra. Camila P. W. Muraro